Oferta de Tecnologia

Sensor de pressão ótico baseado em nanoestruturas de zircónia

Para saber mais acerca deste perfil, deve efectuar o login, ou registar-se no portal.

Difusão

Internacional

Referência

49829

Válida até

22-07-2021

Resumo

Um grupo de investigadores de uma universidade portuguesa desenvolveu o conceito de um medidor de pressão de gases baseado no controlo da emissão proveniente de nanoestruturas de zircónia. A invenção visa medir a pressão de gases baseando-se na emissão das nanopartículas que é distinta em função da quantidade de moléculas de gás que as envolve. A vantagem deste processo, relativamente a soluções existentes, consiste no facto de se poder utilizar estes sensores sem a necessidade de contactos elétricos que operam numa gama de pressões de interesse para vários setores de mercado (ex. indústria alimentar). A universidade procura empresas que desenvolvam este tipo de solução à escala industrial para desenvolvimento de aplicações específicas ou licenciamento da tecnologia.

Descrição

Uma universidade portuguesa desenvolveu uma solução para colmatar a inexistência comercial de sensores de pressão sem fios. O grau de inovação do produto reside na utilização de uma tecnologia sem contactos elétricos, baseada na emissão de luz por nanopartículas de zircónia em função da pressão do meio envolvente. Os sensores baseados nesta tecnologia beneficiam do facto de não necessitarem de a pressão ser detetada a olho nu pela cor emitida pelas nanopartículas, potenciando, por exemplo, aplicações em embalagens e afins na indústria alimentar. Acresce ainda mencionar que as nanopartículas utilizadas são biocompatíveis.
A universidade procura licenciar a tecnologia a empresas com capacidade de desenvolvimento ou produção e comercialização de sensores com vista ao desenvolvimento de soluções comerciais. A universidade está ainda disponível para participar nesse desenvolvimento através de projetos em copromoção ou pela sua subcontratação.

Aspectos Inovadores e Principais Vantagens da Oferta

A presente invenção apresenta as seguintes vantagens face a tecnologias existentes: a) ausência de contactos elétricos sendo a medida de pressão inferida oticamente, b) utilização de material biocompatível, c) sistema de manuseamento flexível.

Fase de Desenvolvimento

Fase de desenvolvimento - Testado em laboratório

Comentários à fase de desenvolvimento

Os resultados experimentais evidenciam o controlo a olho nu da pressão pela mudança de cor emitida pelo material.

Direitos de Propriedade Industrial

Pedido de patente ainda não atribuída

Exploração de resultados de I&D

Nenhum

Tipo de Colaboração

Acordo de licenciamento
Desenvolvimento conjunto
Adaptação a necessidades específicas
Teste de novas aplicações
Joint Venture

Tipo de parceiro procurado

Indústria

Área de actividade do parceiro

Desenvolvimento e produção de sensores de pressão para aplicações em diferentes setores de mercado.

Tarefa a ser realizada

Industrialização e comercialização

Aplicação de Mercado

Sensores de pressão para as indústrias alimentar, aeroespacial e tecnologia de vácuo.

Descrição da Organização

Universidade Pública Portuguesa
pdf

Perfis semelhantes

Dispositivo de iluminação com luz branca regulável baseado em nanoestruturas de zircónia. Biosensor eletroquímico para a deteção e quantificação de alquilfenóis. Substratos têxteis com grafeno, condutores, flexíveis, transparentes e antimicrobianos Impressora 3D para construção in-situ de módulos habitáveis com uma mistura crua de ligantes e o solo de Marte Método Rápido de Afiamento Eletroquímico Bomba de caudal variável por deslocamento longitudinal
A reconstruir o índice.
Aguarde por favor...