Oferta de Tecnologia
SISTEMA DE TRANSMISSÃO SEM CORRENTE PARA VELOCÍPEDES
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Difusão
Nacional
Referência
46199
Válida até
31-01-2021
Resumo
Um grupo de investigadores de uma universidade portuguesa desenvolveu um sistema de transmissão para velocípedes sem utilização de corrente de transmissão ou qualquer veio dirigido ao eixo posterior do velocípede.
A invenção visa por um lado melhorar os sistemas existentes, reduzindo o desgaste na corrente e restantes órgão mecânicos, diminuição de órgão mecânicos e facilitar a operacionalidade dos velocípedes.
As vantagens deste processo, relativamente a soluções existentes, permitem a transmissão para gerar movimento, sem órgão móveis exteriores, apresentado vantagem em termos construtivos e económicos para a construção dos velocípedes. A universidade procura empresas que fabriquem velocípedes, ou que fabriquem componentes para velocípedes, incluindo empresas de montagem de componentes.
A invenção visa por um lado melhorar os sistemas existentes, reduzindo o desgaste na corrente e restantes órgão mecânicos, diminuição de órgão mecânicos e facilitar a operacionalidade dos velocípedes.
As vantagens deste processo, relativamente a soluções existentes, permitem a transmissão para gerar movimento, sem órgão móveis exteriores, apresentado vantagem em termos construtivos e económicos para a construção dos velocípedes. A universidade procura empresas que fabriquem velocípedes, ou que fabriquem componentes para velocípedes, incluindo empresas de montagem de componentes.
Descrição
O mecanismo refere-se a um sistema de transmissão para veículos de duas rodas sem utilização de corrente ou mecanismos de transmissão entre os pedais e o cubo da roda trás, permitindo a substituição em sistemas convencionais de transmissão por correia ou corrente de baixas potências. O presente invento aplica-se a veículos de duas rodas, permitindo a mobilidade em laser, desporto ou competição.
Os sistemas existentes no mercado, possuem na sua grande maioria sistemas com corrente entre o sistema energético (pedais, motor, etc) para a roda de tração acionando o seu veio. Neste sistema possui uma caixa de transmissão com variação de velocidade. Com este sistema podemos abolir diferentes cubos de rodas, bem como todos os sistemas móveis da transmissão, corrente, pinhão e cassete.
Os sistemas existentes no mercado, possuem na sua grande maioria sistemas com corrente entre o sistema energético (pedais, motor, etc) para a roda de tração acionando o seu veio. Neste sistema possui uma caixa de transmissão com variação de velocidade. Com este sistema podemos abolir diferentes cubos de rodas, bem como todos os sistemas móveis da transmissão, corrente, pinhão e cassete.
Aspectos Inovadores e Principais Vantagens da Oferta
A presente invenção apresenta as seguintes vantagens face a tecnologias existentes:
• O presente invento é um sistema de transmissão de energia em veículos de duas rodas sem utilização de corrente ou veios de transmissão e meios de alteração de mudança no cubo da roda posterior.
• O invento permite transmitir potência permitindo a mobilidade com rendimento semelhante aos meios convencionais.
• O presente invento anula os inconvenientes dos sistemas referidos anteriormente, permitindo transformar um sistema convencional num sistema sem corrente.
• Este sistema, permite que o veículo possua duas rodas iguais em termos de cubo de roda.
• O sistema permite reduzir o número de componentes e sistemas de transmissão, e ainda permite reduzir custos complexidade e aumentar a fiabilidade do sistema de transmissão
• O sistema não necessita de manutenção periódica.
• O presente invento é um sistema de transmissão de energia em veículos de duas rodas sem utilização de corrente ou veios de transmissão e meios de alteração de mudança no cubo da roda posterior.
• O invento permite transmitir potência permitindo a mobilidade com rendimento semelhante aos meios convencionais.
• O presente invento anula os inconvenientes dos sistemas referidos anteriormente, permitindo transformar um sistema convencional num sistema sem corrente.
• Este sistema, permite que o veículo possua duas rodas iguais em termos de cubo de roda.
• O sistema permite reduzir o número de componentes e sistemas de transmissão, e ainda permite reduzir custos complexidade e aumentar a fiabilidade do sistema de transmissão
• O sistema não necessita de manutenção periódica.
Fase de Desenvolvimento
Fase de concepção
Comentários à fase de desenvolvimento
Estamos na fase de iniciação de construção de protótipo, apenas existe o conceito em desenvolvimento.
Direitos de Propriedade Industrial
Pedido de patente ainda não atribuída
Exploração de resultados de I&D
Nenhum
Tipo de Colaboração
Acordo de licenciamento
Desenvolvimento conjunto
Teste de novas aplicações
Desenvolvimento conjunto
Teste de novas aplicações
Tipo de parceiro procurado
Indústria
Área de actividade do parceiro
Desenvolvimento e construção de bicicletas
Tarefa a ser realizada
Industrialização e comercialização.
Descrição da Organização
Universidade Pública Portuguesa
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