Oferta de Tecnologia

Método Rápido de Afiamento Eletroquímico

Para saber mais acerca deste perfil, deve efectuar o login, ou registar-se no portal.

Difusão

Internacional

Referência

26446

Válida até

28-09-2020

Resumo

Um grupo de investigadores de uma Universidade Portuguesa desenvolveu um método de afiamento eletroquímico que permite o afiamento de fios metálicos à escala micro- ou manométrica em menos de 1 minuto.
A invenção permite assim a preparação rápida de microeléctrodos para uso imediato ou para posterior revestimento com outros materiais.
Comparativamente com os métodos atuais, este processo oferece uma via de obtenção de microelétrodos mais rápida, mais simples e menos dispendiosa.
A universidade procura empresas ou institutos de investigação para os quais tenha interessa a utilização de micro/nanoelétrodos metálicos de forma direta ou como substratos para revestimento com outros materiais.

Descrição

Método e dispositivo para fabrico de microeléctrodos através de afiamento eletroquímico de fios metálicos. O método aqui descrito permite o afiamento de fios metálicos de modo a adquirirem uma forma cónica de dimensões micro ou nanométricas na extremidade, num espaço de tempo inferior a 1 minuto.
Tais elétrodos são aplicáveis em operações de natureza elétrica ou eletroquímica. Podem ser revestidos ou não e funcionar como sensores ou aplicadores de estímulos elétricos, particularmente para operação em pequenos volumes ou em situações em que seja imperativo minimizar efeitos invasivos. Neste âmbito, áreas relacionadas com as ciências da vida e a medicina constituem importantes campos de aplicação da tecnologia aqui apresentada. De momento os autores fazem uso da invenção como base para produção de microeléctrodos aplicados estudos de corrosão, mas qualquer sector tecnológico que exija a utilização de eléctrodos de dimensões reduzidas constitui um potencial campo de aplicação da tecnologia.

Aspectos Inovadores e Principais Vantagens da Oferta

Este método de afiamento eletroquímico constitui uma via de obtenção de microeléctrodos em menos de 1 minuto, de forma reprodutível, descomplexa e de baixo custo ao nível de requisitos de equipamento, montagem do dispositivo e execução técnica.

Fase de Desenvolvimento

Fase de desenvolvimento - Testado em laboratório

Direitos de Propriedade Industrial

Pedido de patente ainda não atribuída

Exploração de resultados de I&D

Nenhum

Tipo de Colaboração

Acordo de licenciamento
Desenvolvimento conjunto
Adaptação a necessidades específicas
Teste de novas aplicações
Transferência de conhecimento em novas matérias primas
Novas formas de utilização de linhas de produção existentes

Tipo de parceiro procurado

Indústria ou instituto de investigação.

Área de actividade do parceiro

Biotecnologia, nanotecnologia, microfabricação, microscopia de varrimento.

Tarefa a ser realizada

Industrialização
Comercialização
Desenvolvimento Conjunto

Descrição da Organização

Universidade Pública Portuguesa
pdf

Perfis semelhantes

Método de medição da resposta da fluorescência da clorofila a a variações da intensidade ou qualidade da luz Material compósito à base de carboneto de tungsténio, respetivo método de obtenção e sua utilização Sensor de pressão ótico baseado em nanoestruturas de zircónia Bomba de caudal variável por deslocamento longitudinal Método de fabricação de espumas e metais porosos nanocompósitos de matriz metálica com dispersóides nanométricos uniformemente distribuídos e suas utilizações Substratos têxteis com grafeno, condutores, flexíveis, transparentes e antimicrobianos
A reconstruir o índice.
Aguarde por favor...